O Telencéfalo representa praticamente a maior porção do encéfalo, incluindo o diencéfalo. Tal estrutura é formada por dois hemisférios, esquerdo e direito. Porém os hemisférios estão incopletamente separados pela fissura longitudinal e pelo corpo caloso que liga um ao outro através de 20 milhões de fibras nervosas. É constituido por dois tipos de substâncias a branca e a cinzenta. A substância cinzenta se subdivide entre interna, onde ficam os núcleos basais e em externa onde fica a córtex, que é a área funcional.
Orientação no telencéfalo:
Vista superior
Os lobos cerebrais
Os giros e sulcos ajudam a dividir a córtex entre quatro a seis pares de lobos conforme o sistema de anatomia utilizado. O sulco principal e mais profundo é a fissura longitudinal que separa os hemisférios cerebrais. Tanto a amplitude como o nome dos lobos também são partes relacionados ao nome dos ossos sob as quais se situam, conhecidos como neurocrânio. Por exemplo, os dois lobos frontais estão aproximadamente abaixo do osso frontal, e da mesma forma, os lobos occipitais sob o osso occiptal. Em alguns sistemas de nomeação o lobulo límbico e a insula, ou lobo central, são distintos dos outros lobos.
Frontal
|
Temporal
|
Parietal
|
Occiptal
|
Insular
|
Divisão em lobos:
A córtex pode ser dividida em quatro áreas chamadas lobos (mostradas acima). Em algumas classificações, a parte anterior do lobo frontal é identificada separadamente como lobo pré-frontal, mas o termo córtex pré-frontal é em geral o mais aceito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário